San Martin de los Andes

San Martin de los Andes é uma vila de montanha reconhecida e muito visitada por suas paisagens pitorescas, a simpatia de seu povo e sua atratividade durante as diferentes estações do ano.

Pertence à Província de Neuquén, Patagônia Argentina. Seu centro comercial está localizado a poucos passos do Lago Lacar. Está localizada a 640 metros acima do nível do mar, a 45 km da fronteira com a República do Chile, a 430 km da capital Neuquén e a cerca de 1575 km da Capital Federal.

Clima e Estações

Inverno

Dias frios com precipitação de neve nas montanhas circundantes, que não afetam o tráfego de veículos na cidade. As temperaturas durante o dia variam entre 1º e 10º C.

Primavera

Os dias frios e as noites frias continuam, os dias começam a alongar-se e as temperaturas sobem gradualmente até atingirem recordes entre os 7º e os 20º C durante o dia no final da temporada..

Verão

Os dias são quentes, muito ensolarados e as noites frescas. A temperatura varia durante o dia entre os 9º e os 27º C, permitindo-lhe desfrutar em pleno das atividades ao ar livre, incluindo as de praia nos espelhos do lago. Poucos ventos predominantes de SO e poucos dias chuvosos. Devido à sua latitude, a luz do dia dura no verão até por volta das 10p.m.

Outono

Os dias são frios a amenos com noites frias; a temperatura durante o dia varia entre 4º e 13º C. Nesta estação há a maior quantidade de chuva, de pouca intensidade geralmente durante as noites.

Atividades

Esqui & Snowboard

Enquadrado numa antiga floresta de lengas, e de frente para uma paisagem cativante, Chapelco dispõe de serviços e áreas que permitem praticar várias modalidades, cada uma delas com características especiais.

Esqui alpino A modalidade clássica, para a qual Chapelco oferece um cenário natural único e uma infraestrutura de primeira classe. Tecnicamente, consiste em descer ao longo de pistas de neve preparadas para isso e acessíveis a telecadeiras ou teleféricos, que permitem realizar um grande número de descidas durante o dia.

Ski Touring ou Cross Country Consiste em fazer percursos combinando subidas com descidas pela neve virgem das encostas. Pode ser praticado em qualquer área montanhosa que permaneça nevada em alguma época do ano. Chapelco, com seus bosques de lengas e encostas voltadas para o vulcão Lanín, oferece espaços naturais de beleza incomparável, que são um convite à aventura. Recomendamos procurar locais autorizados a praticar esta modalidade.

Pesca com Mosca

A pesca esportiva é um clássico na ampla oferta turística que caracteriza a cidade de San Martín de los Andes, acompanhada pela enorme geografia natural do vizinho Parque Nacional Lanín..

Lagos, rios e riachos são excelentes pesqueiros que atendem às expectativas de todos os pescadores esportivos, seja no casting, fly casting ou corrico. A espetacular paisagem patagônica acompanha o salto da truta arco-íris, e a luz do pôr do sol parece se perpetuar enquanto uma truta marrom se vira rapidamente para procurar a isca.

As espécies características são: truta arco-íris, marrom e fontinnalis. Por ser uma atividade desportiva, é regulamentada, pelo que é obrigatório o cumprimento das regras estabelecidas para a preservação do recurso. Como a desova das trutas ocorre no inverno, quando os peixes vão para os rios para desovar, a temporada de pesca geralmente começa em novembro e termina em abril. Em algumas áreas sob jurisdição provincial, e no Lago Lolog (dentro do Parque Nacional Lanín) estende-se durante todo o ano sob a modalidade de captura e retorno.

Caça Grossa

A caça desportiva encontra na região múltiplas áreas e excelentes troféus para os adeptos desta actividade. A ampla dispersão do veado vermelho e o grande número de reservas públicas ou privadas proporcionam ao caçador que chega à cidade de San Martín de los Andes uma combinação ideal para o pleno desenvolvimento da atividade. Sejam reservas localizadas em fazendas particulares ou aquelas oferecidas anualmente pelo Parque Nacional Lanín, as expectativas de obter um bom troféu são muitas, complementadas por uma excelente qualidade de serviços que, desde a cidade, conduzem e orientam os fãs deste esporte para o coração da natureza patagônica.

Passeios a Cavalo

O cavalo, companheiro insubstituível do homem, continua sendo a melhor opção para conhecer a fundo a imensa geografia da Patagônia Argentina. No ritmo lento do cavalo, a mente aberta às sensações e à mão firme nas rédeas, a terra parece não ter fim e as montanhas abrem seus braços para o cavaleiro que se dirige entre as pedras, procurando um horizonte esquivo que insiste em permanecer atrás da floresta.

Os caminhos do Parque Nacional Lanín, carregados de histórias, falam de pioneiros, sonhos e aventuras. Cada um deles, à sua maneira e acompanhado pelo ritual do mate, assado e céu estrelado, surpreende e emociona com seus constantes convites ao deslumbramento.

Bicicleta de Montanha

Rotas pavimentadas, caminhos, trilhas e veredas pela floresta constituem uma tentação única para quem, de bicicleta de montanha, chega à região com vontade de encontrar opções de diversão.

A exuberante natureza patagônica abre seus segredos para quem sabe como conquistá-la, e não há dúvida de que o esforço necessário para pedalar ladeira acima por sinuosos circuitos tem sua merecida recompensa de poder encher os pulmões de ar puro, ouvir o canto dos pássaros e parar para contemplar com deslumbramento a avassaladora paisagem andina.

Caminhada

O vasto território patagônico argentino, com seus vulcões, planícies, montanhas e lagos, é um convite para quem, por puro esforço e guiado apenas pela vontade, sai em busca de aventura.

Inúmeros circuitos têm um denominador comum: o prazer absoluto proporcionado por uma geografia cheia de surpresas, em que cada elemento natural toma o seu lugar e em que, sobretudo, as distâncias e o silêncio do caminho parecem intermináveis. Os donos dos seus passos, da floresta, dos pássaros, das flores e o ar da montanha são a melhor companhia para escapar por alguns dias da poluição, ruídos e ritmo vertiginoso das grandes cidades.

Montanhismo

A cidade de San Martín de los Andes e o Parque Nacional Lanín complementam os serviços e a Natureza para satisfazer o paladar do aventureiro mais exigente. A prática do montanhismo, tendo como principal atrativo o vulcão Lanín e seus 3.776 metros de altitude, encontra na região um amplo e variado leque de sensações. Paredes rochosas, geleiras e mudanças climáticas constituem um desafio que deve ser superado, mas acima de tudo, deve ser respeitado.

Os fabulosos palestras naturais adquirem uma dimensão especial em meio à antiga floresta circundante, com espetaculares vistas panorâmicas de lagos, vulcões e serras que se desdobram no horizonte.

Golfe

Favorecido por um ambiente natural paradisíaco, o desenvolvimento de novos espaços para a prática do golfe tem experimentado um crescimento notável na região nos últimos anos.

A cidade de San Martín de los Andes não permaneceu à margem desse fenômeno, e atualmente oferece um complexo espetacular localizado a poucos quilômetros da cidade, em um vale cercado por montanhas e administrado sob a premissa fundamental de cuidar do meio ambiente.

Este complexo, projetado por especialistas na área Jack Nicklaus e Jack Nicklaus II, e integrado à paisagem da natureza patagônica, combina a excelência de seus serviços com os constantes convites ao deslumbramento gerados pelo ambiente. Apesar de seus cinco séculos de história e da grande difusão que alcançou em todo o mundo, a prática do golfe na Patagônia parece sofrer o mesmo destino que o maravilhoso ambiente andino em que começa a se desenvolver.